} Integrabike tem redução na retirada mensal de bicicletas - Portal de Notícias

Integrabike tem redução na retirada mensal de bicicletas

O sistema Integrabike apresentou uma redução na utilização de bicicletas neste ano. Segundo a Urbes — Trânsito e Transportes, de janeiro a setembro foram computadas 72.913 retiradas de veículos pelos usuários. Em 2017, o número chegou a 102.969 retidas. Enquanto no ano passado, a média era de 8.580 retiradas por mês, neste ano, esse número caiu para 8.101 por mês, o que representa quase 500 retiradas a menos.

A Urbes, porém, não acredita que haja menor interesse pelo serviço e que a variação é “normal em função de aspectos externos à operação como condições climáticas, eventos ocorridos, entre outros”. A autarquia, inclusive, considera bom o número de empréstimos, mas espera que “aumente por ser uma opção sustentável de deslocamento”.

Atualmente, são 25 estações do sistema Integrabike espalhadas pela cidade e 200 bicicletas disponibilizadas. Ainda de acordo com a empresa pública, os pontos com maior registro de empréstimo são os da Praça da Bandeira e o do Parque das Águas. A Prefeitura investe R$ 76.817,50 por mês no contrato com a empresa M2 Soluções em Engenharia Ltda. Compartibike, prestadora do serviço. O acordo vence em 6 de janeiro de 2019.

Leia mais  Edison teria decidido matar jogador após ver mensagem
Juliana elogia a oferta do serviço e a qualidade das bicicletas. Crédito da foto: Fábio Rogério.

A Urbes garante que tem ações constantes para estímulo e divulgação do serviço. A autarquia informou também, sem detalhes, que há um trabalho conjunto à M2 Soluções em Engenharia Ltda. Compartibike para melhorar a iluminação das estações no período noturno, o que aumentaria a visibilidade e traria mais segurança.

Avaliação e como usar

Leonardo Soares de Souza, de 35 anos, está desempregado e usa o Integrabike para se locomover pela cidade. Na opinião dele, as bicicletas, em geral, estão em boas condições. “Nunca tive nenhum tipo de problema.” O sistema também foi elogiado pela empresária Juliana Mazon, 37. Há uma semana, ela emprestava uma bike em frente ao Poupatempo. “É só o meu segundo dia usando o serviço, mas tem sido bom. Os freios estão em boas condições, as rodas, tudo tranquilo”, comentou ela, que vê o Integrabike como uma alternativa de deslocamento aliado à possibilidade de praticar um exercício físico. “Vou unir o útil ao agradável”, emendou.

Leia mais  Após colisão em Votorantim, dois são retirados de ferragens em estado crítico
Desempregado, Leonardo usa as bicicletas para locomoção. Crédito da foto: Fábio Rogério.

Para ter acesso ao sistema Integrabike, o interessado precisa contar com qualquer um dos cartões do transporte coletivo municipal e se cadastrar pelo link https://bit.ly/2AEkEPP ou nas unidades das Casas do Cidadão e terminais de atendimento da Urbes.

%d blogueiros gostam disto: